sexta-feira, 18 de agosto de 2023

VIÇOSA DO CEARÁ: INICIA CORRIDA PELA PREFEITURA EM 2024

A corrida pela disputa da prefeitura de Viçosa do Ceará já começou. As eleições só acontecem no dia 6 de outubro de 2024 mas já surgem os primeiros pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito.

Prefeito Franci Rocha, Silvinha e Eurico Arruda

O grupo que atualmente comanda a prefeitura tem três nomes para a disputa. Os nomes mais cotados são o do Secretário de Finanças e presidente municipal do MDB, Eurico Arruda, filho do ex-prefeito Zé Firmino ou então de sua mãe Silvinha. Os dois comandam a gestão municipal em todas as áreas e existe uma grande promoção de seus nomes nos eventos oficiais e redes sociais da prefeitura. Além disso apelam para a comoção das pessoas usando a imagem do ex-prefeito Zé Firmino, falecido em 2022. O nome menos provável para disputar a prefeitura pelo grupo de situação é o do atual prefeito Franci Rocha (MDB), mesmo podendo ser candidato a reeleição. Quem sabe se Franci Rocha será candidato a reeleição ou não é Eurico Arruda.

Vice-Prefeito Shil Rodrigues

O atual vice-prefeito Shil Rodrigues está insatisfeito com seu desprestígio na gestão municipal e conversa com outros setores, podendo até ser um nome para disputar a prefeitura pela oposição.

Pela oposição já existem pelo menos quatro pré-candidatos a prefeito conhecidos.

Vereador Dr. Giovani com o Secretário do Trabalho do Ceará (Vladyson Viana), Deputado Federal José Guimarães e o presidente estadual do PT, Conim
O vereador Dr. Giovani (PT) teve seu nome escolhido em consenso entre todos os vereadores de oposição. Tem ligação política com o Deputado Federal José Guimarães (PT), que atualmente é o líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados e também com grande influência no governo Elmano (PT).
Silvana Fontenele
Também pela oposição, bastidores revelam que Silvana Fontenele (presidente municipal do PSDB) também poderá ser candidata a prefeita no ano que vem. A maior liderança feminina estadual do PSDB, Silvana é mãe do ex-prefeito Divaldo Soares e esposa do ex-prefeito Evaldo Soares. Ela elegeu dois prefeitos em Viçosa do Ceará só com sua foto na urna. Nas eleições de 2008 e 2012, Silvana Fontenele foi candidata a prefeita mas teve seu nome substituído por Pedão e por Divaldo Soares respectivamente, que venceram as duas eleições. Assim como Dr. Giovani, Silvana Fontenele não lançou seu nome para disputar a prefeitura. Sua pré-candidatura nasceu naturalmente e ela tem conversado com o vereador Dr. Giovani, demais vereadores de oposição e lideranças.

Auricélio Fontenele em pré-campanha para prefeito
O médico Auricélio Fontenele lançou pessoalmente sua pré-candidatura a prefeito em entrevistas e lives na internet. Ele tem dito para várias pessoas que será candidato a prefeito pela oposição no ano que vem mas parece não ter uma boa aceitação por parte dos seis vereadores de oposição. Seu porta-voz, candidato a vereador derrotado Clauber Muniz (141 votos), afirmou em entrevista para a Rádio Tupinambá de Sobral que Dr. Auricélio será candidato a prefeito nem que seja por uma terceira via. Sob orientação de Auricélio Fontenele, Clauber Muniz também tem feito ataques às lideranças de oposição.

Auricélio Fontenele foi candidato a prefeito de Viçosa do Ceará em 2008 e 2012 e nas duas oportunidades perdeu as eleições para a foto de Silvana Fontenele. Atualmente é presidente municipal do PSD e em 2020 lançou somente chapa de candidatos a vereador e todos apoiaram a candidatura de Zé Firmino. A permanência de Auricélio Fontenele no PSD é incerta, pois nas eleições de 2022 ele não apoiou candidatos a deputado do partido, nem o candidato a governador que tinha o presidente estadual do PSD como candidato a vice. Auricélio apoiou e pediu votos para Capitão Wagner, candidato do ex-presidente Bolsonaro no Ceará.
Max Mapurunga e seu candidato a governador em 2022
Outro que também fala que será candidato a prefeito no ano que vem é Max Mapurunga. Ele foi candidato a prefeito nas eleições de 2020 e foi o último colocado com apenas 751 votos (2,16%). Na época ele dizia que era o candidato do então Presidente da República Jair Bolsonaro. Hoje ele afirma que se filiará ao PT e será o candidato do Lula. É bom lembrar que o vereador Dr. Giovani é o presidente municipal do PT de Viçosa do Ceará, tem o apoio do Deputado Guimarães (líder do Governo Lula) e também de todos os vereadores de oposição. Vamos aguardar para ver se Max Mapurunga conseguirá mesmo se filiar e ser candidato pelo PT.
Vereador Andrezinho
Já para vice-prefeito pelo grupo de oposição, o vereador Andrezinho lançou sua pré-candidatura em entrevista ao radialista Manuel Soares. Como ele faz parte do grupo de vereadores de oposição que escolheram Dr. Giovani  como pré-candidato a prefeito, podemos carimbar que ele será o vice de Dr. Giovani ou Silvana Fontenele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário